Divas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

TPM ??? NINGUEM MERECE!!!

Brigou com o filho, deu um passa-fora no marido, despediu a empregada, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu à janela para se jogar. Nesse exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas, rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada! Ufa. Tudo superado. Era só TPM.



Calma, Calma... ainda não estou assim mas semana passada estava quase assim... se alguem passasse na minha frente eu dava um tiro, aff pq a mulher é assim né e pior nem imaginei que fosse a maledita da T.P.M. fazendo sua ronda trazendo o caos pra minha vida....


"A TPM (tensão pré-menstrual) é um tormento que atinge quase todas as mulheres do mundo, ou seja, você não está sozinha! Somente uma pequena (mas muito pequena) parcela da população feminina não apresenta os sintomas da TPM ou porque não têm mesmo, ou porque são eles tão insignificantes que as mulheres nem percebem. Sorte delas!

A TPM é uma desordem hormonal e nutricional que aparece antes da menstruação. E é tão antiga que até sua tataravó tinha!

Os sintomas são os piores possíveis: inchaço, irritação momentânea, agressividade, depressão, choro fácil, aumento da vontade por doces, retenção líquida e por aí vai... São bem mais de 150 sintomas (físicos ou psicológicos) que podem ser leves, moderados ou graves. Por isso a importância de consultar um ginecologista!
" (reportagem tirada do siteclube da TPM)




Eu estava tão estressada que nem percebi, ai hj como estou toda feliz e a bendita da bandeira japonesa está hasteada na minha casa então me lembrei dos dias caóticos que tive semana passada e aí minha caxola voltou a funcionar e percebi que tb sofro desse mal... eu imaginei que isso era loucura que a tpm não fazia parte da minha vida mas hj percebo que faz sim e que faz um estrago inimaginavel ....


A QUAL TIPO DE TPM VC PERTENCE???
bruxa
Alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de estrogênio e baixa progesterona (ESSA É MINHA)



monstra
Aumento de peso, flatulência, inchaço abdominal, edema no rosto, nas mãos e nos pés, muitasensibilidade nos seios; indica excesso de sal no organismo com retenção de líquido e possível elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais


neurótica
Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental, falta de
concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver se há intoxicação por chumbo



comilona
Apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até desmaios; isto costuma indicar hipoglicemia reativa


pluriapta
Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarréia, enjôo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios



Não se preocupe, todos os tipos têm algo em comum: melhoram completamente com uma dietinha,uns exerciciozinhos e uns suplementinhos.


O que fazer pra melhorar os efeitos da TPM?


dietinha é bom
É aquela mesma que a gente adora. Bem variada e rica em cereais integrais, feijões, vegetais e frutas. Muita salada verde temperada com azeite de oliva e limão. Pouca gordura. Pouco sal. Pouco volume de comida. Porções mínimas de carnes, aves, ovos, peixes e queijos. Porções minúsculas de doces, e nada de aperitivos salgados, carnes defumadas, picles ou alimentos preparados na brasa do carvão
mas não morra de fome!
Fazer dieta, aqui, não pode significar privação.
Regimes de poucas calorias são fatais para quem sofre de TPM. Isso porque o organismo reage diminuindo sua taxa metabólica, isto é, desacelerando a queima de nutrientes do mesmo jeito que a gente desacelera um automóvel para gastar menos gasolina. Desacelerada e impedida de cometer seus pecadinhos diários, a pessoa sente que não é a mesma. Que está mal, passando fome, e está. E já não se reconhece. Aí dá uma angústia que vai indo, vai indo e de repente a joga de cabeça nos sorvetes, biscoitos, doces e massas - sem falar no chocolate.

Chocolate e magnésio são interligados; uma ânsia incontrolável por chocolate pode estar mostrando deficiência de magnésio, em que o cacau é relativamente rico, mas não a ponto de servir como remédio, infelizmente... 


Faça cinco pequenas refeições ao longo do dia para resolver o problema. Por exemplo: deixe para comer frutas nos lanches da manhã e da tarde. Ou, se você prefere comer frutas em jejum, deixe o sanduíche para o meio da manhã. 



AÇÚCAR faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B no processo metabólico. Açúcar em excesso (e o que é excesso varia de pessoa para pessoa) produz sintomas de hipoglicemia e conseqüentemente ansiedade, depressão e desejo de mais açúcar.


ÁLCOOL também provoca hipoglicemia e deveria ser evitado, ao menos na segunda fase do ciclo. 


SAL força a retenção de líquidos, inclusive nos seios, provocando edema generalizado e sensação de peso. 

CAFEÍNA aumenta a tensão e a sensibilidade, agrava
a hipoglicemia e chateia o fígado, que já pode estar pra lá de chateado nessa ocasião. 



Comer alimentos ricos em fibra é fundamental para auxiliar a eliminação das fezes, e do estrogênio junto com elas.


Reduzir óleo, manteiga, margarina e carnes diminui também a necessidade de sal e alivia o trabalho do fígado.  


suplementinhos
Incluem cálcio, vitamina B6 e magnésio. Foi verificado que o sangue tem menos cálcio dez dias antes da menstruação, o que basta para deixar qualquer uma nervosa e tensa, já que o cálcio acalma. A vitamina B6, piridoxina, está quase sempre faltando e nunca é demais, que dirá nessa fase. E a ausência de magnésio nas células, quase sempre constatada na TPM, prejudica o equilíbrio delas, atrapalha a ação do cálcio e dá aquela vontade danada de comer chocolate.
Os suplementos têm se mostrado eficazes para tratar a TPM nas seguintes doses (não tome sem supervisão médica, isto aqui é só uma informação!):
50 a 100 mg de vitamina B6, piridoxina, tomados com complexo B;
600 a 800 mg de citrato de magnésio; 1.000 mg de citrato de cálcio.
Outros suplementos indicados são os que contêm ácidos graxos essenciais, como os ácidos linoleico, gamalinoleico e araquidônico. O óleo de prímula, em doses de 1.5 g duas vezes ao dia e associado à B6, tem se mostrado muito eficiente em casos difíceis de TPM. Especificamente contra edemas, ginkgo biloba em extrato sólido, tomado em doses de 40 mg três vezes ao dia, tem o poder de contrair os minúsculos capilares sanguíneos através dos quais os líquidos vazam para os tecidos. Contra depressão, choro e memória fraca têm sido usados dois a seis gramas diários de tirosina, aminoácido que ajuda a controlar a depressão e o apetite estimulando as funções cerebrais.

exerciciozinhos
Uma caminhada de uma hora por dia, num passo apertado que deixe você ligeiramente ofegante, já é o suficiente. Oxigena o sangue e o cérebro, tonifica os músculos, fortalece os ossos, lubrifica as articulações, estimula o funcionamento do intestino, melhora o metabolismo durante o dia inteiro e ajuda a perder as gordurinhas. Tá bom ou quer mais? OK, então ande duas vezes por dia, de manhã e à tarde, ou invente outra coisa: bicicleta, natação, dança, tênis, peteca...
 


chás, ervas & raízes
Qualquer protetor hepático é bem-vindo: chás de dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia, 3 xícaras ao dia; tinturas de dente-de-leão e de bardana, meio conta-gotas duas vezes ao dia.

homeopatia
Para quem está de mau humor, irritada, cheia de gases e com o intestino preso, Lycopodium é uma boa sugestão.
Mas se a moça fica de humor instável, ou triste e chorosa, com os olhos inflamados e o nariz escorrendo logo antes de menstruar, pode ser um caso de Pulsatilla. Em que dosagem? A critério da médica, como sempre.
Em caso de emergência, se você mesma tiver que decidir a dosagem, para ter segurança fique sempre nas baixas potências dos remédios: dinamizações de 3c a 6c no máximo, em doses de até 5 gotas ou 5 glóbulos de 2 em 2 horas.


ESPERO QUE APROVEITEM AS DICAS E QUE A TPM DE VC´S FIQUE MAIS LIGHT ... BJOKAS A TODAS!!!!

Um comentário:

  1. ·:::::·
                 (o o)
              .ooO—(_)--Ooo-


        Não importa como o dia amanheça..
        Coloque uma flor na janela,
        Estampe um sorriso na face,
        Esperança e otimismo no coração,


         .()().
         (o o)
      .ooO—(_)--Ooo-

            Amor no seu dia,
            E os amigos por perto
            Tudo na vida passa
            Inclusive os dias ruins


                  ·(())·
                  (o o)
               .ooO—(_)--Ooo-


        Eu desejo de coração uma
        excelente semana pra você,
        radiante de muita felicidade,
        paz, amor, conquistas...

    ResponderExcluir