Divas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bolinho fácil de microondas

Ingredientes:
 - 1 ovo
 - Nata (ou manteiga derretida)
 - Coco ralado (NÃO adoçado!!)
 - Fermento
 - Adoçante (não me escrevam sobre adoçantes - já escrevi sobre eles aqui). Eu não perco o sono com adoçantes pois, atualmente, praticamente não os uso mais. Mas, quando uso, é sucralose ou sacarina/ciclamato. Fujo do aspartame. Não gosto do gosto da estévia mas, se gostasse, usaria-a.

Ok, então, como podem ver, nada esotérico, nada que precise ser comprado a preço de ouro em loja de suplementos ou via internet - qualquer boteco tem os ingredientes necessários - e a baixo custo.


Coloque 2 colheres de nata dentro da xícara (pode ser manteiga, mas a quantidade exata você vai ter que descobrir testando. Eu fiz com manteiga e o bolinho cresceu menos, mas ficou com gosto bom):

A quantidade de fermento é essas aí da foto:

Agora, você pega a xícara que já contém a nata/manteiga derretida e enche até a metade com coco ralado, e acrescenta 1 ovo inteiro (sem a casca, por favor), fermento e adoçante a gosto (umas 10 gotas é um bom começo) e mistura BEM com a colher (a consistência fica a de um mingau). Coloque a xícara no microondas por 2:20 minutos (tempo escolhido por motivos puramente estéticos, olhe a simetria do visor digital!):


Para vocês acostumados com cozinha, não tem graça, mas para mim - eu sempre fico fascinado quando dá certo (e sempre dá!):

Para quem, como eu, costumava consumir quindins em grande quantidade na idade das trevas (a.T. - antes de Taubes), poder comer um bolinho fumegante no qual os sabores de coco e gema de ovo se misturam é um privilégio.

Se quiser usar como lanche ou em uma viagem, coloque ainda quente num saquinho, retire o máximo do ar e feche bem - vai conservar toda a umidade e permanecer molhadinho.

A capacidade de saciar a fome deste bolinho é fenomenal. Afinal, é a combinação perfeita de gordura, proteína, e triglicerídeos de cadeia média (do coco) - um verdadeiro bolinho cetogênico

Nenhum comentário:

Postar um comentário